Coberturas turismo pesca hotel onibus anuncie
 
       Principal
       História de Piedade
       Dados Gerais
       Lazer e Turismo
       Calendário de Eventos
       Transporte / Horários
       Telefones úteis
       Imprensa
       Mapa da Cidade
       Como anunciar
       Vídeos

Qual seu ponto turístico preferido?


Cachoeira da Fumaça
Parque Ecológico
Praça Central
Vila Élvio
Outros

Confira os resultados

Cadastrar Remover

Geografia

          Localizada no reverso da Serra do Paranapiacaba, Piedade está assentada no Planalto Cristalino Atlântico, unidade Geomorfológica que constitui um vigoroso relevo montanhoso, cujas afeições fundamentais demonstram a influência da estrutura. Uma faixa constituída por pequenos maciços e cristas descontinuas, está esculpida em estrutura pré-camprianas. As rochas formam grandes lentes de calcares, que vão enriquecer os solos pobres dessa área. Os granitos intrometem-se na formação de xistos e dão novos aspectos à topografia local. 

       Solo: predominam os podzolizados, em seguida o latossol vermelho - amarelo e, em menor escala os solos de transição. No conjunto pode-se afirmar que Piedade é parte do domínio morfoclimáticos "marese morros", área cristalina e critalofiliana do Brasil de sudeste, que se caracteriza pela profunda decomposição das rochas.  

         Área: total de 729 km2, sendo 14,34 km2 no perímetro urbano.  

         População: 50.119 habitantes, sendo a maioria da zona rural.  

        Altitude média: 900 metros.  

       Ponto mais alto: com 1.227 metros de altitude em relação ao nível do mar está o topo do morro no espigão da Serra da Queimada, que integra a Serra de Paranapiacaba, no bairro do Lageado na cabeceira do Rio Piraporinha.  

      Ponto mais baixo: com 510 metros está localizado no estremo sul de Ibiúna e Tapiraí, na barra do Rio Juquiazinho com o Rio do Peixe.  

       Coordenadas Geográficas:  

Latitude : 23º 13’ S
Longitude: 47º 15’ O

Demografia
        A população descende de pioneiros e nativos, não tendo recebido significativa mão de obra escrava. A imigração estrangeira só viria a ocorrer em meados do século XX, com a chegada de japoneses e italianos advindos de outras regiões do estado e que auxiliaram o progresso da cidade.
Clima

      Devido à localidade geográfica do município, ocorrem muitas variações climáticas. A cidade está situada num vale formado pela Serra de São Francisco e Serra do Piraporinha, que influenciam como obstáculos naturais nas particularidades climáticas. De um modo geral, ocorrem variações bruscas de temperatura como no índice de incidência de chuvas de ano para ano.  

     Umidade do ar: oscila em média de 60% a 90%, sendo nas áreas limítrofes com Votorantim (Serra de São Francisco) a menor umidade, e mais úmido na região das Serras (Bateia e Paranapiacaba). Durante o outono/inverno, ocorre umidade mínima, atingindo 41% nas horas mais quentes do dia, aumentando para 79% durante à noite.

Temperatura Média:  21°C

Hidrografia

      Principais rios: Pirapora (passa pelo centro de Piedade, Salto de Pirapora e deságua no Rio Sorocaba), Sarapuí, Turvo e Peixe.  

      Represas: Represa de Itupararanga, Cachoeira da Fumaça, Vila Élvio e São José

Limites
  • Norte - Votorantim (29 Km através da SP 79)
  • Norte - Salto de Pirapora (20 Km através da SP 79 e SP 264)
  • Oeste - Pilar do Sul (44 Km através da SP - 250)
  • Sul - Tapiraí (34 Km através da SP 79)
  • Leste - Ibiúna (31 Km através da SP 250)
Rodoviário
  • SP 250- Rodovia dos Bandeirantes
  • SP 270- Rodovia Castelo Branco
  • SP 79- Raymundo Antônio Soares
Agrícola

     Principais culturas: morango, alcachofra, caqui, cenoura, batata, cebola, abóbora, batata-doce, beterraba, mandioquinha, tomate, vagem, batatinha, acelga, brócolis, repolho, salsa, alho, chuchu, inhame, mandioca, pepino, pimentão, rabanete, abacate, limão, jiló, couve-flor, manga, maracujá, pera, tangerina, berinjela, milho, alface, feijão, almeirão, couve e escarola. Há ainda produtores de pós-larvas de camarão da Malásia, champignon, a proliferação de haras, apiários, estações experimentais e pecuária.

      Piedade é rica em atrações naturais, principalmente cachoeiras. Encontra-se em fase final para elevação à condição de Estância Turística. Responde hoje pelo abastecimento de 35% do mercado estadual de hortifrutigranjeiros, sendo responsável pela metade do fornecimento de cebola distribuída pelo CEAGESP (São Paulo, Campinas e Sorocaba) e ocupa o 1º lugar no Brasil na produção de alcachofras e 3º de morango.

Administração

Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva

Administração: 2013/2016

Partido: PSDB

 

Renaldo Correa da Silva - "Nardo"

Administração: 2013/2016

Partido: PV

 

Fonte:Tribunal Superior Eleitoral
Economia

     Sua economia é essencialmente agrícola, faz parte do cinturão verde que abastece a metrópole de hortifrutigranjeiros. A proximidade do município ao mercado da Grande São Paulo foi responsável pelo significativo desenvolvimento da região. É atualmente a maior produtora de alcachofra do estado. 

     Apresenta também destaque no turismo, com belezas naturais e diversas pousadas que apresentam como diferencial exatamente o contato com a natureza. 

     Piedade é uma cidade com potencial para muitas atividades. Uma das quais está em crescimento acelerado nos últimos anos é a criação de cavalos que, anteriormente, abrangia somente a raça mangalarga, porém, no início do século XXI, o número de cavalos da raça crioula aumentou de forma signifativa, assim como a quantidade de proprietários.

    Quadro econômico: indústria (10%), comércio (20%), agricultura (60%), prestação de serviços (1,5%), cooperativas (2%) e outros (6,5%).

 

 

 
Grafica Fenix
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade
Anunciante Guia de Piedade



Visitante n° 98730